A Midiateca consiste em um amplo banco de imagens representativas da história da fotografia e do vídeo no Brasil, catalogadas por autor, incluindo informações sobre obras, currículo dos artistas e publicações de artigos críticos sobre essa produção. A catalogação dessas imagens é acompanhada por currículos dos autores e artigos críticos de relevância sobre os seus trabalhos, de modo a possibilitar ao pesquisador-usuário do Acervo contextualizar as obras do ponto de vista cronológico e conceitual. O desenvolvimento dessa pesquisa abre um novo campo de reflexão dentro da fotografia brasileira e incentiva a produção de conteúdo para a crítica de fotografia no Brasil.
O entendimento crítico aliado ao mapeamento e sistematização cronológica e teórica do material iconográfico arquivado é a marca original desse banco de imagens. Um dos principais objetivos da Midiateca é criar as condições demandas pela pesquisa, com foco na produção fotográfica brasileira contemporânea, a partir da constituição de um arquivo crítico e conceitual de obras relevantes, em diálogo com o vídeo, o cinema e as recentes tecnologias da imagem.
Trata-se também de colocar em evidência a posição singular da ECO/UFRJ, através do Grupo de Pesquisa FIP – Fotografia, Imagem e Pensamento, como local de produção de pensamento e de investimento no ensino e na pesquisa sobre fotografia, com ênfase na produção contemporânea.
A Midiateca fornece infraestrutura à pesquisa e às atividades didáticas implementadas por professores e pesquisadores do FIP, alunos da pós-graduação e da graduação da ECO, além de toda comunidade interessada. Click aqui para consultar o acervo catalogado.
A Midiateca Geraldo de Barros contou o apoio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro em 2011.
A coleção Midiateca apresenta o resultado das investigações desenvolvidas pelo grupo de Pesquisa Fotografia, Imagem e Pensamento – FIP/CNPq, sediado no PPGCOM-Eco/UFRJ. São livros produzidos no âmbito do projeto Midiateca, que tem como objetivo pesquisar e conectar a produção brasileira recente à produção teórica e crítica nacional.
O trabalho de pesquisa representa uma marca original deste projeto, voltado ao entendimento crítico e ao tratamento teórico do material iconográfico arquivado. Simultaneamente, a sistematização de uma produção que se encontra dispersa e fragmentada favorece o mapeamento e a contextualização de obras significativas da produção fotográfica e videográfica recentes.
O primeiro Volume, lançado em 2016, apresenta, contextualiza e propõe uma reflexão crítica sobre a produção de relevantes artistas. Esse primeiro livro marca a singularidade da ECO como importante local de produção de pensamento e de investimento no ensino da fotografia, com ênfase na produção contemporânea brasileira.
O segundo volume da coleção Midiateca, organizado por Antonio Fatorelli e Victa de Carvalho (https://eco.ufrj.br/index.php/quem-somos/comunicacao/noticias/119-fip-lancamento-colecao-midiateca consolida as investigações desenvolvidas pelo grupo de Pesquisa Fotografia, Imagem e Pensamento/FIP, sediado no PPGCOM-Eco/UFRJ e registrado no CNPq. A fotografia brasileira contemporânea, em constante diálogo com o campo das artes, vem conquistando cada vez mais espaço no cenário nacional e internacional. Uma das apostas dos artigos aqui selecionados é a de que uma concepção expandida da fotografia permite recontar a sua história, desde o ponto de vista relacional, contornando as limitações das determinações essencialistas, recorrentes na crítica modernista.
A escolha dos fotógrafos priorizou trabalhos recentes produzidos sob o signo da experimentação e do hibridismo entre diferentes linguagens, como os trabalhos de Claudia Jaguaribe e Gilvan Barreto, situados na interseção entre o fotográfico, o tempo e a memória. Por sua vez, Laura Erber, Chris Bierrenbach, Solon Ribeiro, o Coletivo Garapa e Luiz Baltar vêm produzindo, de modo consistente, ensaios que tencionam os limiares da fotografia. Através de propostas que privilegiam processos históricos, ou a fotografia remediada pelas tecnologias digitais, seus ensaios nos falam de memórias, afetos, temporalidades e esgotamentos, em linguagens desafiadoras, demarcadoras de novas fronteiras do meio.
Os dez ensaios reunidos nesta publicação expressam algumas das principais tendências estéticas delineadas nesse amplo território ocupado pelas práticas artísticas contemporâneas, em especial pela fotografia na sua relação com outras linguagens e processos artísticos. Conta com textos de Antonio Fatorelli, Fernando Gonçalves, Barbara Bergamaschi, Rony Maltz, Daniela Rosa, Diego Paleólogo Assunção e Monica Torres, Júlia Paes Leme, Victa de Carvalho, Leonardo Motta e Annádia Leite Brito, analisando trabalhos produzidos sob o signo do hibridismo entre diferentes linguagens, como os de Antonio Saggese, Claudia Jaguaribe, Anna Maria Maiolino, Claudia Andujar, Cris Bierrenbach, Laura Erber, Luiz Baltar, Gilvan Barreto, Solon Ribeiro e do Coletivo Garapa.
Na terceira edição da Coleção Midiateca – Escritos sobre fotografia contemporânea brasileira: a transgressão na fotografia, encontram-se em destaque uma produção visual recente que convoca a ultrapassagem dos limites da imagem no contexto da fotografia brasileira. De modo a refletir as questões mais urgentes da atualidade, as obras aqui comentadas ressaltam o caráter transgressivo da imagem. Diante de um processo histórico que visa a obliteração da atuação tanto de mulheres quanto de negros também nas artes, este terceiro volume prioriza as produções fotográficas voltadas às questões de gênero e raça. São obras que convocam as diferentes modalidades de deslocamentos em relação à fotografia moderna em sua vertente direta, desafiando também os limites da própria fotografia.
Através de um instigante experimentalismo, as obras transitam entre as materialidades da imagem fixa e da imagem movimento, aproximando a fotografia, o cinema, o vídeo e a performance, ao passo que reafirmam a diversidade de gêneros e raças. São poéticas fotográficas híbridas, que conferem visibilidade a um desejo estético e político de transgredir os pactos históricos, sociais e visuais dominantes.
O quarto volume da coleção midiateca é um recorte do Projeto Cronologia da Fotografia: 1979-2000, centrado no mapeamento dos principais eventos fotográficos realizados pelo Instituto Nacional de Fotografia da FUNARTE – Infoto entre os anos 1979 e 2000.
Evidencia, a partir de quinze ensaios, o fortalecimento da fotografia como meio de expressão, tanto em instituições públicas e privadas, tendo como pano de fundo o papel crucial desempenhado pelas Semanas Nacionais de fotografia realizadas pela Funarte, que contribuíram decisivamente para o desenvolvimento de um pensamento sobre a fotografia moderna, a fotografia jornalística, o fotodocumentarismo contemporâneo e a fotografia expandida.
Fotografia, Imagem e Pensamento – FIP
Escola de Comunicação – ECO/UFRJ
Central de Produção Multimídia – CPM ECO/UFR
Av: Pasteur, 250 – fundos. Rio de Janeiro/RJ
contato: fotografia@eco.ufrj.br