Fotojornalismo e Clichê: os anos noventa na fotografia de imprensa. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Lembra-te. Sobre a memória afetiva nos objetos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Os Incríveis: animação stop-motion x animação digital 3D. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
A Subjetividade na Fotografia. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
A Fotografia na Cultura Digital: uma análise a partir da fotografia de cidades. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Papel e Foto: aura e somba na obra de Diane Arbus. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
A cobertura fotográfica das Olimpíadas. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação)
Ensaio fotográfico sobre o Rio Cidade. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação)
Arte e tecnologia – inter-relações no Brasil. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação)
Ainvenção da fotografia e a técnica digital. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação)
Fato e imagem – panorâmica da infografia no Brasil. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação)
A cidade e o silêncio – uma desconstrução fotográfica. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação)
A imagem de FHC no Jornal Nacional. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação)
A ética na fotojornalismo. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação)
Fotografia ilustração ou metodologia de pesquisa em ciências sociais. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação)
Luz – princípio ativo da comunicação. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação)
Site web-arte a arte na rede. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação)
Primeiros olhares. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação)
A fotografia still em dois tempos do glamour das vitrines a eficácia eletrônica. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação)
Intimidade feminina branco e preto. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação)
Fotografia e memória. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação)
Projeto de estrutura do portal de fotografia da Escola de Comunicação da UFRJ. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação)
Ensaio de dança – um ensaio fotográfico. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação)
A ficção e o documentário nos curtas-metragens e Jorge Furtado. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação)
Imagens do subsolo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação)
A fotografia digital na publicidade contemporânea. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação)
Fotografias fine arts. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação)
Tatiana Rodrigues Cruz.
A fotografia em Jornal. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação)
O valor da fotografia no jornal. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação)
Enquanto o outro dorme. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação)
Streetstyle blogs e a identidade customizada. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação)
Agência FOTOCOM: fotojornalismo a serviço da publicidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso
Os limites da linguagem fotográfica na publicidade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação)
A fotografia na cultura digital: uma análise a partir da fotografia de cidades. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Antonio Pacca Fatorelli.
Walker Evans: o fotógrafo da identidade cultural americana. 1995. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Antonio Pacca Fatorelli.
Robert Frank e a montanha de açucar. 1995. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Antonio Pacca Fatorelli.
A obra de José Oiticica Filho. 1997. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação e Cultura) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Antonio Pacca Fatorelli.
Arte e fotografia e suas interrelações no Brasil. 1997. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Antonio Pacca Fatorelli.
Minor Write: um caminho de luz. 1999. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Antonio Pacca Fatorelli.
A cidade que passa. 1999. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Antonio Pacca Fatorelli.
Tecido urbano. 2000. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Antonio Pacca Fatorelli.
Sobre a fotografia atual. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Antonio Pacca Fatorelli.
Interseções: fotografia e arte contemporânea brasileira. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Antonio Pacca Fatorelli.
A fotografia surrealista e o conceito de beleza convulsiva. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Antonio Pacca Fatorelli.
Primórdios do fotojornalismo no Brasil – a seca do Ceará. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Antonio Pacca Fatorelli.
A caminho de uma foto-leitura. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Antonio Pacca Fatorelli.
A subjetividade na fotografia. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Antonio Pacca Fatorelli.
Documentos íntimos – o autobiográfico na fotografia documental.
2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Antonio Pacca Fatorelli.
Projeto de conteúdo do portal de fotografia da Escola de Comunicação da UFRJ. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Antonio Pacca Fatorelli.
Os caminhos da mensagem – Ensaio fotográfico. 2005. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Antonio Pacca Fatorelli.
A imagem fotográfica, o corpo e as novas tecnologias de comunicação: a produção de imagens contemporâneas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Antonio Pacca Fatorelli.
Imagens do subsolo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Antonio Pacca Fatorelli.
A apropriação do jornal nas obras de Hélio Oiticica, Antonio Manuel e Rosângela Rennó. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação)
Intervencionismo na fotografia. 2009. (Jeff Wall) Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Orientador: Antonio Pacca Fatorelli.
A Imagem de FHC no Jornal do Brasil: o processo de edição fotográfica nos jornais. 2001. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Mauricio Lissovsky.
Fotografia e Memória: aqueles dias. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Mauricio Lissovsky.
Uma reflexão fotográfica sobre o Olimpo da Praia Vermelha. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Mauricio Lissovsky.
Terras e Fronteiras – Imagens de Itinerância no Cinema Contemporâneo.
Orientador: Rogerio Luz.
O refúgio do tempo – investigação sobre a origem da fotografia moderna
Estética pela deslegitimação: possibilidades de leitura da contemporaneidade a partir das conexões entre arte, ciência e tecnologia.
Estratégias e percepções informacionais na produção de imagens em fotografia documental urbana /Ricardo Silva de Hollanda.
Rio de Janeiro: UFRJ, 2003.
Fotografia e Viagem.
1999-Tese
Orientador: Rogério Luz
O Show do Eu: Subjetividade dos gêneros confessionais na Internet.
Eco.UFRJ_2007.
Orientadora: Beatriz Jaguaribe de Mattos.
Imagens do Não Lugar: comunicação e os novos patrimônios.
Eco.UFRJ_2004.
Orientadora: Priscila de Siqueira Kuperman.
O Dispositivo na Arte Contemporânea: relações entre cinema, vídeo e mídias digitais.
Eco.UFRJ_2008.
Orientador: André de Souza Parente.
Corpografias: entre o analógico e o digital.
2008.
Orientadora: Nízia Maria de Souza Villaça.
O Homem que Virou Fluxo: Aparelhos celulares e neo-realismo digital.
Eco.UFRJ_2008.
Orientador: André de Souza Parente.
Comunicação, Arte e Ciência: as experiências de Eduardo Kac e Christa Sommerer & Laurent Mignonneau.
Orientadora: Kátia Valéria Maciel de Toledo.
Eu Sou Aquele Que Está de Saída: dispositivo, experiência e biopolítica no documentário contemporâneo.
Orientadores: Ivana Bentes de Oliveira e Philippe Dubois.
Modulação/Montagem: ensaio sobre biopolítica e experiência estética.
Orientadora: Ivana Bentes de Oliveira.
Isto é simulação: O efeito de real como estratégia de comunicação.
Orientador: Fernanda Glória Bruno.
Imagem Polida, Imagem Poluída: artifício e evidência na linguagem visual contemporânea.
Orientadora: Fernanda Glória Bruno.
A Quarta dimensão da imagem: a fotografia impossível e a arte holográfica.(Mestrado em Comunicação) –
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Comunicação e imagem: as instigâncias da fotografia (entre a tradição, a manipulação e a alteração) /
Orientador: José Amaral Argolo.
A fotografia de reportagem: sua importância na revista O Cruzeiro (1944-1960)
O fotojornalismo na era digital.
(Mestrado em Comunicação e Cultura)
A fotografia.
Orientador: Nizia Maria Souza Villaça.
Três Proposições Para Uma Imagem: A Trilogia de Kieslowski.
Orientador: Rogerio Luz.
Convergências e Superposições Entre Texto e Obra de Arte.
Orientador: Rogerio Luz.
Lygia Clark e Joseph Beuys.
1998.
Orientador: Rogerio Luz.
A FOTOGRAFIA E A PEQUENA HISTÓRIA DE WALTER BENJAMIN.
Orientador: Marcio Tavares D ` Amaral.
Cronicamente inviável.
Orientação: Consuelo Lins
Os tempos das imagens de Godard e Klein.
(Mestrado em Programa de Pós-graduação em Comunicação da ECO)
Orientador: Antônio Fatorelli
Outro cinema: a imagem na estética convergente do cinema, performance e vídeo.
Contemplar e assistir: diferenciações e encontros.
Orientador: André Parente
Fotojornalismo Digital no Brasil.
Orientador: Katia Valeria Maciel Toledo.
O olhar e as tecnologias da imagem. Da contemplação à interação. 2002. Dissertação Orientador: Katia Valeria Maciel Toledo.
O dentro é o fora: As trajetórias de Lygia Clark e Hélio Oiticica. 1999. Dissertação Orientador: Katia Valeria Maciel Toledo.
Composição para Circuito de Vídeo-vigilância: do circuito fechado de televisão às redes abertas do cinema ao vivo
Orientadora: Fernanda Glória Bruno.
Palmas para o Espectador: instalações interativas e a ação performática na esfera da recepção.
Orientador: Kátia Valéria Maciel Toledo
O Sofrimento em Imagens: uma história entre fotografia e política.
Orientador: Paulo Vaz
Co-Orientador: Mauricio Lissovsky.
O Brasil nas Fotografias de Genevieve Naylor.
Orientador: Maurício Lissovsky.
Membranas de Luz: os tempos na imagem contemporânea.
Orientadora: Kátia Valéria Maciel de Toledo.
Documentário e Jornalismo: Propostas para uma cartografia plural.
Orientadora: Consuelo da Luz Lins.
Câmeras de Vigilância: as novas tecnologias na governamentalidade contemporânea.
Orientadora: Ivana Bentes de Oliveira
O autorretrato como espetáculo e controle na contemporaneidade.
Orientadora: Kátia Valéria Maciel de Toledo.
A Decomposição Imagética na Pinhole: a imagem pelo buraco de uma agulha.
Orientador: André de Souza Parente.
Realismos Contemporâneos. A inserção da realidade na ficção cinematográfica
Orientadora: Beatriz Jaguaribe de Mattos.
Documentários Performáticos: a incorporação do autor como inscrição da subjetividade.
Por: Orientadora: Consuelo da Luz Lins.
Comunicação Mediada por Computador: ambientes virtuais imersivos na história dos dispositivos de produção de imagem.
Orientador: Paulo Roberto Gibaldi Vaz.
Fotografia, Imagem e Pensamento – FIP
Escola de Comunicação – ECO/UFRJ
Central de Produção Multimídia – CPM ECO/UFR
Av: Pasteur, 250 – fundos. Rio de Janeiro/RJ
contato: fotografia@eco.ufrj.br